Home/Institucional/Responsabilidade Socioambiental
Responsabilidade Socioambiental
Para a Coocafé, a qualidade de vida deve ser sempre prioridade. Desse modo, a responsabilidade social está claramente inserida na cultura da cooperativa, que desenvolve e/ou apoia inúmeras ações nesse âmbito. Confira a seguir algumas delas:
Escola no campo
Desenvolvido desde 2001, o Escola no Campo tem como objetivo conscientizar os alunos, familiares e comunidades sobre o uso correto de agrotóxicos, equipamentos de proteção individual e proteção ao meio ambiente.
O projeto conta com material didático de ótima qualidade, que é incluído na grade curricular das escolas participantes. As professoras trabalham o material durante 5 meses. Nesse período, os alunos realizam também entrevistas com produtores rurais e, no final do projeto, cada aluno desenvolve uma frase e um desenho sobre a proposta do Escola no Campo, sendo os melhores trabalhos premiados em uma cerimônia de encerramento. Tanto o aluno quanto a escola em que ele estuda são premiados.
Já participaram do projeto mais de 5 mil alunos do 5° ano do ensino fundamental, em diversos municípios da área de atuação da Coocafé. O resultado de todo esse trabalho já pode ser percebido em várias atitudes dos produtores e suas respectivas comunidades. Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Syngenta.
Recolhimento de embalagens
Desde o início da lei de recolhimento de embalagens, a Coocafé trabalha na captação de embalagens vazias de agrotóxicos. Com 2 postos de recebimento – um em Minas Gerais e outro no Espírito Santo, ambos regulamentados pelos órgãos fiscalizadores -, já foram recebidas 120 toneladas de plástico e outros materiais, que foram encaminhadas para reciclagem ou incineração.
Concurso de café
As Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo, região de atuação da Coocafé, sempre possuíram potencial para a produção de cafés de qualidade.
Atenta a esta realidade, a Coocafé iniciou um trabalho de melhora da qualidade do café de seus cooperados, para que os mesmos elevassem os níveis de produção e atingissem valores consideráveis. O Concurso Coocafé Qualidade Regional foi criado em 2007 para incentivar ainda mais as produções com qualidade e premiar os cafés diferenciados, que recebem a valorização regional, nacional e até mesmo internacional.
NetZero
Atenta às demandas do planeta por uma agricultura mais sustentável, a Coocafé firmou no ano de 2022 uma parceria com a start-up francesa NetZero.Essa junção viabilizou a construção da primeira planta de produção de biochar em larga escala da América Latina, já em funcionamento no município de Lajinha/MG. O biochar pode ser feito de uma grande variedade de matéria orgânica, desde que ela seja renovável. A planta construída em parceria com a Coocafé utiliza a palha do café.
Essa matéria prima é transformada em biochar por meio da pirólise, uma reação termoquímica em que a alta temperatura, na ausência de oxigênio, quebra moléculas complexas e rearranja ligações químicas para formar um produto sólido e muito estável. O principal componente químico do biochar é o carbono, que foi inicialmente capturado na atmosfera pelas plantas durante a fotossíntese. Então o extraímos e estabilizamos pelo processo de pirólise. Se inserido no solo, o carbono permanece ali por centenas de anos, no mínimo. Assim, o biochar é uma solução para remoção de carbono da atmosfera a longo prazo. Saiba mais no vídeo.