COOPERADO

Home/Notícias

Alunos do curso técnico em agropecuária da Univértix Matipó visitam a Coocafé

Na última quarta-feira (26/10), alunos do curso técnico em agropecuária, da Faculdade Univértix de Matipó/MG, visitaram a Central Coocafé. Os estudantes estão cursando a disciplina de cooperativismo, além dos conteúdos voltados para a cafeicultura e pecuária. A visita tinha como objetivo agregar ainda mais valor aos ensinamentos recebidos e conhecer na prática como a cooperativa funciona.

A tarde foi dividida em parte teórica e tour por toda a estrutura. O diretor presidente, Fernando Cerqueira, deu as boas vindas e falou sobre a importância da dedicação aos estudos, que farão com que os alunos se destaquem não só no ambiente universitário, mas também, e principalmente, no mercado de trabalho. O diretor de produção e comercialização, Pedro Araújo fez a apresentação institucional da Coocafé e detalhou informações sobre a atuação da cooperativa tanto no sentido cooperativo quanto como empresa que atende as necessidades do produtor e das produções agrícolas e pecuaristas.

Com o amplo crescimento da Coocafé e duas unidades prestes a serem inauguradas (Muniz Freire/ES e São João do Manhuaçu/MG), o analista de desenvolvimento humano da cooperativa, Felipe Almeida, aproveitou a oportunidade e explicou sobre o trabalho exercido a campo pelos profissionais da área em que os alunos estão estudando e detalhou sobre como funcionam os processos de seleção de colaboradores da Coocafé.

Após a parte teórica, os alunos fizeram um tour pela nova estrutura da cooperativa, conheceram o laboratório de classificação e degustação de cafés, o centro de serviços compartilhados e a loja conceito. Visitaram também os armazéns de café. Guiados pelo coordenador Wesley Oliveira os estudantes puderam ver na prática como é feito o recebimento e armazenamento dos grãos que movimentam a economia da região. Na sequência e finalizando o cronograma, a Fábrica de Rações foi apresentada pelo gerente Adriano Soares e pela colaboradora Evellyn Machado, que explicaram sobre o processo de recebimento da matéria prima, armazenamento dos insumos, fabricação das rações Coocafé e entregas que são realizadas tanto em sacaria quanto a granel, de acordo com a demanda a e necessidade do cooperado.

Perguntados sobre o que acharam da visita, a aluna Joana Schndr disse, “Antes da visita eu imaginava um ambiente diferente do que nos foi apresentado, saímos da Coocafé com um sentimento de valorização além do esperado. A visita fez muito sentido com o que estamos estudando, pois podemos ver que o cooperativismo é para os pequenos e para os grandes produtores. Isso nos enche de esperança”.

Segundo Edmundo de Souza, também aluno da instituição, a valorização da equipe é um diferencial da Coocafé: “A parte que mais gostei foi durante a palestra, a forma que vocês tratam seus colaboradores, não apenas como simples empregados, mas como parte do sucesso da empresa. Esse lado humanizado me chamou bastante atenção”.

A visita guiada é um projeto que a Coocafé executa há anos. Como parte responsável no desenvolvimento das comunidades em que está inserida, a cooperativa está sempre de portas abertas para o público a fim de propagar ainda mais o cooperativismo e sua preocupação com o tripé da sustentabilidade.

Notícias relacionadas

5.06
Feira de Negócios da Coocafé e Coocafest 2024
15.04
Encontro de Mulheres Cooperativistas
27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!

Download feito com sucesso!