A 4ª edição do 'Anuário do Cooperativismo Mineiro', divulgada em dezembro de 2009 pelo Sistema OCEMG – SESCOOP/MG, trouxe importantes informações sobre a situação do sistema cooperativista no Estado. Como foi noticiado na publicação, o cooperativismo vem evoluindo consideravelmente em Minas Gerais, sendo hoje responsável por uma movimentação econômica em torno de R$ 16 bilhões, o que equivale a 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB) Mineiro. O Anuário também trouxe os rankings das cooperativas. Ao todo, são cerca de 800 cooperativas em MG. Entre todas elas, a Coocafé possui a 11ª maior receita total. Em número de funcionários, ela está na 31ª posição. No Ramo Agropecuário, responsável pelo 2º maior número de cooperativas, perdendo apenas para o Ramo Crédito, a Coocafé ocupa a 5ª colocação em número de associados e a 8ª em receitas totais.
Destaque também para o Sicoob Credicaf, que entre todas as cooperativas mineiras, ocupa a 18º colocação em quantidade de sócios.
O 4º Anuário teve como ano base 2008. No final de 2010 sairá a 5ª edição da publicação, com os números referentes a 2009.