COOPERADO

Home/Notícias

Após 2020 de números expressivos, produtores se preparam para baixa na safra em 2021

 
Enfrentando chuvas irregulares e temperaturas altas desde agosto, a região das Matas de Minas Gerais e Montanhas do Espírito Santo se prepara para uma previsão de forte queda na safra do próximo ano após um 2020 de bons resultados, conforme relatou o diretor de produção e comercialização da Coocafé, Pedro Araújo, em entrevista ao programa Alvorada Sertaneja (Mania FM 95,5).
 
“As lavouras ficaram depauperadas porque viemos desse ano de safra alta” – justifica Araújo ao destacar o êxito da produçã em 2020, que superou todas as expectativas. “Além desse fator natural do desgaste, as floradas aconteceram sob condições climática adversas” – destaca. “Na primeira florada, a temperatura estava alta, faltando chuva, e realmente prejudicou muito“ – prossegue. “A segunda florada veio entre o fim de outubro e início de novembro. Conincidiu com muita chuva, o que é bom para a lavoura  mas, por outro lado, prejudicou o pegamento da florada” – ressalta Araújo ao esclarecer que o momento ideal pra que a chuva ocorra é antes da florada. “Isso realmente não foi bom para a região” – lamenta.
 
Essa conjunção de fatores diminui as expectativas para a próxima safra, que deve sofrer queda considerável. “Em função do que a gente tem conversado e os técnicos de campo têm orientado, nossa produção para o ano que vem quebra 40%, porque viemos de uma carga alta, as lavouras estão estressadas, e aconteceram esses fatores climáticos” – prevê o diretor.
 
Confira o áudio da entrevista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dWBY4oPmsuY

Notícias relacionadas

30.12
PodCast Conexão Coocafé: Dirigentes analisam cenários e fazem balanço de 2024
9.12
Diversão e premiação no encerramento do Projeto Escola no Campo 2024
2.12
17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba
26.11
Coocafé participa como expositora na Semana Internacional do Café

Download feito com sucesso!

Abrir bate-papo
Olá.
Como podemos te ajudar?