COOPERADO

Home/Notícias

Assembleia Geral Ordinária da Coocafé comprova o trabalho de uma Gestão Comprometida com a Excelência

Reafirmando o compromisso com a excelência, a Coocafé reuniu cerca de 500 associados para a prestação de contas e eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal na Assembleia Geral Ordinária, realizada na tarde do dia 29/03, em Lajinha/MG.

Nos últimos dois anos a AGO ocorreu em formato digital devido à pandemia, mas com as novas orientações e a flexibilização dos órgãos de saúde quanto à realização de eventos presenciais, a reunião sucedeu dessa forma e trouxe de volta a oportunidade do olho no olho e do calor humano que move a cooperativa.

Com faturamento recorde de R$710 milhões, o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira prestou contas do exercício de 2021 e detalhou os números e ações realizadas nos últimos quatro anos.  O balanço contábil da cooperativa foi explanado pela analista Nathia Lívia.

Com o propósito de garantir sustentabilidade à cooperativa, ao cooperado e à comunidade, a Coocafé apresentou também resultados tangíveis e intangíveis retornados a esses públicos nos últimos quatro anos. Ao todo foram mais de R$480 milhões retornados em atendimento técnico, armazenamento de café, projetos de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, impostos recolhidos e financiamentos disponibilizados.

Assim como a sustentabilidade, a inovação está no DNA da cooperativa e tem ganhado destaque com projetos e ações pensadas estrategicamente para conectar os públicos, como é o caso do aplicativo do cooperado, que foi totalmente repaginado e agora pode ser acessado por toda comunidade e equipe de colaboradores, mantendo a área do associado em formato restrito para facilitar cada vez mais o acesso às informações como informe de rendimentos, consulta ao extrato de armazenamento de café, solicitação de busca de café, assinatura de contratos, assim como ficar por dentro de tudo o que acontece na cooperativa. Além de estar de cara nova, o app que pode ser instalado tanto em smartphones android quanto em IOS, também está de nome novo, agora é iCoop e a novidade foi apresentada pelos gerentes de marketing  e comercial da cooperativa, respectivamente Luiz Gustavo Leite Souza e Ramon Marçal.

A Coocafé tem se tornado uma cooperativa cada vez mais inclusiva e adepta à diversidade. Pela primeira vez em sua história o Conselho de Administração terá a participação de uma mulher, Andréa Vivacqua, de Brejetuba/ES. Eleito por unanimidade o novo conselho renovou dois terços de sua composição, saindo o cooperado José Mário Huebra (Martins Soares/MG) e chegando para somar o associado João Batista da Silva (Humaitá – Mutum/MG). Permanecem os diretores presidente, de produção e comercialização e administrativo-financeiro, Fernando Romeiro de Cerqueira, Pedro Antônio Silva Araújo e Roger Lúcio Alves da Fonseca, respectivamente. Assim como o conselheiro vogal Evaldo Afonso Rodrigues.

Caminhando a passos largos rumo a excelência, durante a AGO os superintendentes administrativo-financeiro e técnico-comercial, Luciano Fonseca e Waldir Francese Filho também puderam compartilhar sobre o Planejamento Estratégico da Coocafé, que tem como base os ensinamentos da Fundação Dom Cabral através do Programa PAEX e também do PDGC, Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, assim como a proposta de entregas e trabalhos de campo que serão ampliados e intensificados nesse ano para que os associados produzam com qualidade e ainda mais produtividade, tanto na cafeicultura quanto na pecuária.

Do mesmo modo, os projetos de sustentabilidade foram explanados pelo Analista de Desenvolvimento Cooperativista, Ailton Ribeiro, que destacou o número de pessoas impactadas pelas ações nos últimos quatro anos, cerca de 22 mil pessoas participaram de iniciativas para mulheres, jovens, dias de campo limpo, coleta itinerante, cursos de classificação e degustação de café, entre outros.

E falando em participação, o Sistema OCB/ES, sempre muito participativo, marcou presença na Assembleia Geral Ordinária da Coocafé, através da pessoa de Alexandre Ferreira, Analista de Mercado do sistema.

Para os cooperados, retornarem a esse momento foi muito especial. O associado João Kardeck pontuou em conversa com a assessoria da cooperativa: “o que ouvimos aqui hoje são as lições mais importantes que o produtor precisa”.

Assim como o conselho de administração, o Conselho Fiscal também foi eleito com grande participação dos cooperados. Sendo a nova composição para mandato de 1 ano:

Efetivos:

Sebastião Garcia Pereira

Hélio Luis de Amorim

Maguinócio Cornélio

Suplentes:

Evandro Neves Barbosa

Flávia Hubner de Oliveira

João Dias de Lima

Ao final de todo compartilhamento de informações tão importantes para o bom andamento da cooperativa, os superintendentes Luciano e Waldir convidaram o Conselho de Administração para receber uma singela homenagem pelo último quadriênio de trabalho. Conselho esse que impulsionou colaboradores e cooperados a avançarem juntos e enfrentarem todos os desafios impostos nos últimos quatro anos, e apoiou inúmeras iniciativas das comunidades no qual a Coocafé está inserida.

Para encerrar, os associados participaram de sorteio de prêmios e brindes.

Notícias relacionadas

30.12
PodCast Conexão Coocafé: Dirigentes analisam cenários e fazem balanço de 2024
9.12
Diversão e premiação no encerramento do Projeto Escola no Campo 2024
2.12
17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba
26.11
Coocafé participa como expositora na Semana Internacional do Café

Download feito com sucesso!

Abrir bate-papo
Olá.
Como podemos te ajudar?