Home/Notícias
A modalidade Barter tem se tornado uma grande aliada do produtor rural para a aquisição de insumos e maquinários. A troca do café pelo produto vendido na cooperativa possibilita ao associado a tranquilidade de não precisar realizar financiamentos ou empréstimos bancários. Outro benefício dessa transação é que o produtor gerencia sua produção de forma mais eficiente, pois sabe exatamente quantas sacas de café precisará para pagar suas compras.
Em entrevista ao programa Alvorada Sertaneja Coocafé, o Gerente Comercial Regional MG, Ramon Marçal falou sobre o trabalho da cooperativa através da modalidade Barter.
“O produtor tem acesso hoje a todo material de colheita, linha de maquinários: secadores, despolpadores, carretas e conchas; os fertilizantes de solo e foliar e os defensivos agrícolas também estão disponíveis para esse tipo de operação. A modalidade Barter tem crescido nos últimos anos, e isso é devido ao acesso que o produtor tem ao mercado futuro, onde sua mercadoria – o café – é valorizado e também comprar o insumo em um preço acessível. Então o associado faz uma correlação de custo versus benefício muito interessante.”
Confira a entrevista completa.