Home/Notícias
Nesta segunda-feira, 13 de outubro, teve início a fase internacional do 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, certame que corresponde à 100ª edição do Cup of Excellence no mundo e é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Na semana passada, o júri nacional esteve analisando, na sede da BSCA, em Varginha (MG), as 150 amostras que passaram pela pré-seleção do concurso e definirão os melhores cafés cerejas descascados e/ou despolpados que se classificaram para a etapa final, que será realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) , entidade anfitriã do evento, de 13 a 17 de outubro.
Com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e auditoria da Safe Trace Café, o 100º Cup of Excellence mundial recebeu 346 amostras de café produzido por via úmida, das quais foram pré-selecionadas 150, originárias de cinco estados do Brasil: Minas Gerais (Sul, Cerrado, Chapada, Mantiqueira e Matas de Minas); Bahia (Planalto); Espírito Santo (Montanhas); São Paulo (Mogiana e Média Mogiana); e Paraná (Norte Pioneiro).
O resultado da fase nacional será conhecido no sábado, 11 de outubro, e divulgado à imprensa no dia 13. A cerimônia de anúncio e premiação dos vencedores ocorrerá no dia 17 de outubro, a partir das 18h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino da Universidade Federal de Viçosa. Os campeões do concurso participarão de disputado leilão, via internet, no qual compradores de todo o mundo pagam preços muito superiores ao mercado convencional, com alta de até 3.000% sobre a Bolsa de NY, como ocorrido em 2013.
Fonte: Comunicação BSCA