COOPERADO

Home/Notícias

Campanha contra a Febre Aftosa – Novembro inicia uma nova etapa

Durante todo o mês de novembro a maior parte dos estados brasileiros vão iniciar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Desta vez, serão imunizados os animais de até 24 meses de idade. Apenas o Acre, Espírito Santo, Paraná e parte de Roraima (reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos) vacinarão todo o rebanho (jovens e adultos).

O Brasil é considerado livre da aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O estado de Santa Catarina, que não vacina o rebanho desde 2000, é reconhecido, desde 2007, como área livre da doença sem vacinação.

Vamos aproveitar o manejo realizar também a vacinação contra raiva e a vermifugação  de todo rebanho, pois estamos no período de transição entre secas e águas onde há grande chance de manifestação de parasitas internos e externos que causam inúmeros prejuízos.

A partir de 2019 a vacina contra febre aftosa terá sua dose reduzida de 5ml para 2 ml por animal, facilitando o manejo e diminuindo os abcessos subcutâneos causados pela vacina.

Cuidados com a vacinação

•             Compre as vacinas somente em lojas registradas.

•             Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° e 8°C.

•             Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

•             Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação;

•             Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos;

•             Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para um bom resultado;

•             Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma, para evitar a formação de caroço no local da vacina;

•             Siga as recomendações de limpeza, utilize a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência;

•             Não se esqueça de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Procure uma das unidades comerciais da Coocafé  e adquira as vacinas dentro das normas exigidas, com nota fiscal para apresentar ao órgão responsável de seu município.

 

Notícias relacionadas

20.09
Projeto Escola no Campo 2024 propõe reflexão sobre desenvolvimento sustentável
15.08
Coocafé repassa a cooperados premiação por exportação pioneira de café sustentável para o Japão
7.08
Coocafé celebra sucesso da Feira de Negócios e divulga data da edição 2025
22.07
Feira de Negócios vai contar com workshops e seminários para cooperados e familiares

Download feito com sucesso!