COOPERADO

Home/Notícias

Coocafé dá início ao Projeto Degustar 2010

Na última semana, a Coocafé realizou o primeiro Projeto Degsutar deste ano. A propriedade do Sr. Anderson Ferreira, localizada no Córrego dos Teixeiras (Unidade Durandé/MG), recebeu, nos dias 08 e 09 de abril, os profissionais da Cooperativa e os 12 participantes do curso. A cerimônia de encerramento foi realizada na sexta-feira (09/04), e contou com a presença de funcionários da Coocafé e dos familiares

dos participantes. Estes receberam o certificado das mãos do Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, e do Degustador, Silas Carlos. Na ocasião, Fernando falou sobre a importância do projeto para os produtores e sobre o constante trabalho da Cooperativa para levar conhecimento aos seus associados. Os participantes também destacaram este trabalho, reforçaram o aproveitamento do curso e deixaram bem claro a grande evolução que ocorreu na região com a participação da Coocafé. Em breve, divulgaremos as fotos do curso.

   

O Projeto Degustar

O projeto consiste no aprimoramento dos produtores rurais, que recebem noções básicas de classificação e degustação de café. O  Degustar é ministrado pelos profissionais da Coocafé, que levam para uma propriedade de fácil acesso, um torrador de café do laboratório de degustação, uma base em classificação de cafés com várias qualidades do produto, uma base em degustação com preparação de acidez e doçura para diferenciar as qualidades existentes no café, tabelas de classificação para que os participantes possam ter mais facilidades no aprendizado e um “Le Nez Du Cafe” com os sabores e aromas encontrados nos diversos cafés produzidos na região. Também são levados em recipientes apropriados todos os defeitos encontrados no café, permitindo assim que os produtores observem e compreendam as diferenças de pontuação da classificação.  Para facilitar o processo de aprendizagem, o número de participantes é de no máximo doze associados por projeto. Cada Degustar deste ano terá uma carga horária de 16 horas, terminando sempre com uma cerimônia, onde todos os participantes recebem certificados.

Notícias relacionadas

5.06
Feira de Negócios da Coocafé e Coocafest 2024
15.04
Encontro de Mulheres Cooperativistas
27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!

Download feito com sucesso!