COOPERADO

Home/Notícias

Coocafé e Sicoob Credicaf realizam 11º Encontro de Mulheres Cooperativistas com grande sucesso

Durante todo o sábado, dia 28/11, a Coocafé e o Sicoob Credicaf reuniram no Espaço Credicaf, em Lajinha/MG, centenas de mulheres cooperativistas para o 11º Encontro. Com início às 8h, elas foram recebidas com um delicioso café preparado pelo Núcleo de Mulheres de Imbiruçu, onde fizeram o credenciamento, e receberam uma camisa e kit do evento. Em seguida, a analista ambiental, Cintia Matos, deu às boas vindas a todas e convidou uma das participantes a fazer uma oração, pedindo pelo dia que iam passar juntas. Na sequência, foi convidado à frente o Diretor Superintendente de Negócios do Sicoob Credicaf, Willian Berbert, que deu as boas vindas a todas e falou sobre a importância da mulher nos negócios. O Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, esteve com a palavra e cumprimentou a todas, falando sobre o trabalho que tem sido feito com as mulheres; ele também abordou o novo empreendimento da cooperativa, a Fábrica de Rações Coocafé, e se despediu desejando às participantes um ótimo dia, repleto de aprendizagem.

DSC05056

Sete cidades estiveram no evento, representadas pelos Núcleos Femininos da cooperativa. A primeira palestrante do dia foi a Presidente da Associação Orgânica do Sul de Minas e Coordenadora do Grupo de Mulheres MOBI, Rosangela Paiva, que abordou, além de sua história de vida, sua participação ativa na propriedade. Ela ainda trouxe um pouco do trabalho que é realizado no Sul de Minas pelas integrantes do MOBI, motivando assim a todas.

DSC05065

Na sequência, o Engenheiro Agronômo do Idaf, Michel Emerick, e o Cabo Samuel, da Policia Militar Ambiental, trouxeram orientações sobre Legislação Ambiental na Área Rural, tanto no Espírito Santo quanto em Minas Gerais. Eles também esclareceram dúvidas e explicaram sobre os cuidados e as atitudes que devem ser tomadas na propriedade.

DSC05105

Após a pausa para o almoço, a Mestranda em Ciências Contábeis pela Fucape Business School e professora na Facig, Farana de Oliveira Mariano, realizou com as participantes um Workshop sobre Empreendedorismo. Bastante dinâmico e envolvente, o trabalho despertou nas mulheres desejo de crescer, ser independente e ter até mesmo de ter seu próprio negócio com a matéria prima extraída de sua propriedade. Finalizando a tarde de muito aprendizado, os ADCs (Agentes de Desenvolvimento Cooperativista), Tiago Sanglard e Juliano Afonso, que são colaboradores da Coocafé e do Sicoob Credicaf, respectivamente, trouxeram uma oficina de Cooperativismo com atividades em grupo, envolvendo e motivando todas as participantes, focando sempre na mudança feminina na sociedade, no cooperativismo e, sobretudo, na intercooperação.

DSC05239

A participação das mulheres nas palestras e oficinas fizeram o encontro ser ainda mais dinâmico, divertido e de muita valia. Muitos brindes foram sorteados entre elas, alegrando ainda mais a tarde. Encerrando o evento todas foram convidadas para um coffee break e fizeram questão de ressaltar a importância do Encontro.

DSC05176

O 11º Encontro de Mulheres Cooperativistas foi realizado pela Coocafé e Sicoob Credicaf, com o apoio do Sistema OCB-SESCOOP/ES, OCEMG e Núcleo de Mulheres Coocafé.

DSC05281

 

Notícias relacionadas

21.02
12 de março tem Pré-assembleia
17.01
Desenvolvimento sustentável: Coocafé segue na cooperação em 2024
29.12
Retrospectiva: gratidão por um ciclo vitorioso
21.12
A força do cooperativismo mineiro

Download feito com sucesso!