COOPERADO

Home/Notícias

Coocafé e Sicoob Credicaf recebem cooperativas através do Projeto Intercooperação na Prática

Com a premiação ouro nas categorias Compromisso com a Excelência e Primeiros Passos no ano de 2021, a Coocafé e o Sicoob Credicaf foram selecionados pelo Sistema Ocemg para serem anfitriãs e receberem através do Projeto Intercooperação na Prática um grupo de cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento e Gestão das Cooperativas – PDGC. A visita foi realizada na última quinta-feira (10/11) e o objetivo do projeto criado pela organização mineira é promover troca de experiências e aprendizado através das boas práticas realizadas pelas cooperativas premiadas.

O cronograma foi dividido em duas etapas, a primeira realizada nas dependências do Sicoob Credicaf com apresentações do trabalho realizado em conjunto entre Coocafé, Sicoob e também pela Coopcel, cooperativa que também faz parte da intercooperação praticada em Lajinha/MG, cidade onde estão sediadas. Na sequência os visitantes puderam conhecer a estrutura da cooperativa de crédito e como é o ambiente de trabalho da equipe.

“Foi um dia muito gratificante pra nós cooperativistas. Recebemos um grupo de cooperativas que vieram conhecer a experiência do cooperativismo que é feito em Lajinha há mais de quarenta anos. Ficamos felizes pela Coocafé e o Sicoob serem referência no nosso estado” diz João Noronha, presidente do Sicoob Credicaf e da Crediminas.

A segunda parte do roteiro foi realizada na Coocafé, onde foram realizadas as apresentações das práticas que mais se destacam na cooperativa e após todos os participantes do projeto fizeram um tour pela Central Coocafé, conhecendo toda a estrutura física e de pessoas.

O diretor presidente da Coocafé destaca a importância do trabalho realizado pela organização das cooperativas mineiras: “A Ocemg tem um trabalho fundamental no que diz respeito à preparação dos líderes há muitos anos. As lideranças capacitadas consequentemente vão trabalhar na capacitação das outras pessoas. E relacionando o PDGC, o estado de Minas é o mais forte da federação, em número de cooperativas e cooperativas premiadas. Essa intercooperação é uma consequência desse trabalho que vem sendo desenvolvido”.

Para os visitantes, representados pela presidente do Sicoob Coopersul, Sara Tavares e pelo presidente da Coccamig e Cocatrel, Marco Valério, ter a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas cooperativas Coocafé e Sicoob e aprender ainda mais através desse projeto de  intercooperação vai agregar ainda mais ao que pode ser colocado em prática.

A Coocafé e o Sicoob Credicaf receberam nessa oportunidade as cooperativas: Cafel (Ferros), Cocatrel (Três Pontas), Coosuiponte (Ponte Nova), Sicoob AC Credi (Governador Valadares), Sicoob Coopemata (Cataguases), Sicoob Coopersul (Três Pontas), Sicoob Cosmipa (Ipatinga), Sicoob Credicenm (Guanhães), Sicoob Credilivre (Manhuaçu), Unimed Vertente do Caparaó (Manhuaçu).

O projeto, que foi idealizado pelo Sistema OCEMG, convidou 80 cooperativas para participarem, sendo 14 anfitriãs e as demais visitantes.

O presidente da Organização Mineira, Dr. Ronaldo Scucato fala sobre a criação do projeto e a importância das cooperativas para o desenvolvimento do cooperativismo no estado e país. “Existe um ditado chinês que diz: ‘se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, e ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas’. E foi nessa perspectiva de compartilhamento que elaboramos o Programa Intercooperação na Prática, para que as cooperativas integrantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), juntas e por meio da intercooperação, possam compartilhar suas histórias, seus serviços e produtos, os exemplos de sucesso, e as boas práticas de gestão e governança.

Não é por acaso que as cooperativas mineiras são destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. É com ações como essa que buscamos sair do discurso em direção à prática da intercooperação, ouvindo cada cooperativa e como elas se mantêm no caminho da excelência e da gestão, sendo referência nacional em participação no PDGC e no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, o que muito nos orgulha.

Agradeço as 10 cooperativas de Lajinha que participaram do Intercooperação na Prática no último dia 10 de novembro e, em especial, a Coocafé e o Sicoob Credicaf que foram anfitriãs. A todas as cooperativas reitero nossos agradecimentos pela confiança e pela apresentação dos processos, projetos, programas e ações relacionadas ao PDGC.  Na oportunidade, parabenizo a Coocafé pela inauguração do Estúdio Alvorada, que certamente será a voz do movimento cooperativista em Lajinha”.

O cronograma foi finalizado com os visitantes na cafeteria Empório Coocafé onde puderam degustar do menu e receberam um kit com brindes e itens típicos da região e feitos pelas cooperativas e cooperados.

Notícias relacionadas

5.06
Feira de Negócios da Coocafé e Coocafest 2024
15.04
Encontro de Mulheres Cooperativistas
27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!

Download feito com sucesso!