Home/Notícias
No dia 20/03, a Coocafé e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha/MG realizaram o encerramento do Programa Gestão de Qualidade no Campo (GQC). O evento iniciou às 14h30 no Espaço Credicaf, quando o Superintendente Técnico-Comercial da Coocafé, Waldir Francese Filho deu as boas vindas a todos e convidou o cooperado Célio Vieira para fazer uma oração, dando início às programações do evento. O diretor de Produção e Comercialização da Coocafé, Pedro Antônio Silva Araújo, agradeceu a todos e parabenizou a participação dos cooperados no programa. Os representantes do Sindicato, Evaldo Afonso Rodrigues e Júlio Hubner, fizeram o uso da palavra elogiando a iniciativa do programa e principalmente a participação efetiva dos produtores, que se empenharam para trazer resultados à suas propriedades.
Durante os últimos três meses, 20 produtores participaram do curso ministrado pelo Professor Bernardo Faria de Barros, que é Médico Veterinário, Administrador Rural e Instrutor do Senar. Ele trouxe aos cooperados conhecimento sobre gestão de custos e qualidade. Nesse período, o professor e o consultor técnico da Coocafé, Tiago Sanglard, visitaram as propriedades inseridas no programa, acompanhando o desenvolvimento das técnicas aprendidas. Na tarde do dia 20 os alunos do curso trouxeram em apresentações os resultados que o curso proporcionou, impressionando a todos pelos trabalhos realizados e principalmente pelos resultados.
Perguntamos a dois cooperados o que o Programa trouxe de benefício a eles e à propriedade. A cooperada Sônia Maria de Souza Santos disse que ‘‘o programa trouxe bastante conhecimento e com isso as portas do mercado se abriram para eles. A lavoura hoje produz com qualidade’’. Já o cooperado Francisco Neto Leite pontuou que ‘‘uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi a organização, o quanto aprenderam sobre serem organizados e isso refletiu na propriedade e na lavoura, que hoje também produz com qualidade’’.
O professor Bernardo reforçou o que o curso traz ao cooperado: “O curso vai criar no aluno uma habilidade de gestão, a qualidade do produto vai ser sustentada em 4 áreas bem definidas: Recursos Humanos, Produção, Comercialização e Marketing e Finanças. A grande mudança é perceber que o sucesso da empresa em qualquer área de atuação, seja no café ou leite, a gestão deve ser voltada para os resultados. Ou seja, quantificar as coisas para um possível diagnóstico e correção.” Sobre a turma que encerrou o programa ele foi só elogios aos alunos: “A turma foi muito bem selecionada, os alunos são muito dedicados, o resultado foi homogêneo e com alto nível.”
A tarde, que foi muito proveitosa, terminou com um delicioso café servido aos participantes.