COOPERADO

Home/Notícias

Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa

A Assembleia Geral Ordinária 2024 foi um ‘Evento Carbono Neutro’. No encontro com produtores associados, no Armazém Areado, em Lajinha, a cooperativa compensou uma pegada de carbono de 3,87 toneladas (CO2). O cálculo foi baseado na preparação de toda estrutura, além da movimentação do público e de pessoas envolvidas na produção do evento. A compensação veio com o plantio de árvores em sistemas agroflorestais de pequenos produtores. O selo que validou a AGO como ‘Evento Carbono Neutro’ foi concedido pela Agroforestry Carbon que disponibiliza um QR Code para rastreamento da ação de plantio das árvores. “Temos o propósito de minimizar os impactos ambientais em nossas ações. Por isso, buscamos a compensação das emissões de CO2 geradas na AGO 2024. Essa iniciativa seguiu alinhada com nossa estratégia de sustentabilidade como cooperativa, e em conformidade com o 7º princípio do cooperativismo, que enfatiza o interesse pela comunidade e a responsabilidade com as futuras gerações. A Agroforestry Carbon, é uma startup do agro comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que credibiliza ainda mais essa parceria”, destacou Cleberson Santos, Analista de Desenvolvimento Cooperativista da Coocafé.

Na AGO, no dia 25 de março, os cooperados se reuniram com dirigentes da cooperativa e membros do Conselho de Administração. Os participantes puderam conferir a prestação de contas com os resultados do trabalho da cooperativa no ano passado.  Eles também votaram para decidir questões importantes para o desenvolvimento de mais um ciclo produtivo, como por exemplo, a escolha de novos integrantes para o Conselho Fiscal e a criação do Instituto Coocafé. Na programação, houve ainda apresentação do Coral Vozes do Futuro e sorteio de brindes.

Além da divulgação do edital de convocação para a assembleia, em empresas regionais de comunicação, a cooperativa reforçou o convite aos cooperados, presencialmente, no começo de março. Durante uma semana, centenas de associados visitaram a estrutura do Complexo Coocafé no Córrego do Areado, em Lajinha.  Acompanhados de familiares, eles vieram de cidades de Minas Gerais, do Espirito Santo e de parte do Estado do Rio de Janeiro. Nesses encontros, que serviram de preparação para a AGO, todos também puderam saber mais sobre ações no agronegócio, objetivos da cooperativa em 2024 e o compromisso com o avanço do desenvolvimento sustentável.

Notícias relacionadas

27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!
28.02
Lançamento PDGC 2024
21.02
12 de março tem Pré-assembleia

Download feito com sucesso!