COOPERADO

Home/Notícias

Coocafé na espera pela vinda da IWCA para o Brasil

Entre os dias 6 e 8 de outubro de 2011, a Coocafé esteve presente na sexta edição do Espaço Café Brasil – Feira Internacional do Café, em São Paulo. A Analista de Meio Ambiente da cooperativa, Cintia de Matos Mesquita, por meio do apoio do Sebrae-MG, participou do evento cujo principal objetivo é acompanhar a evolução do mercado de cafés de qualidade no Brasil e no mundo, valorizando cada vez mais o café brasileiro.

Durante a programação, houve um Seminário sobre a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA – do inglês International Women’s Coffee Alliance). Ao final do seminário, após muita discussão sobre a participação das mulheres do café do Brasil na IWCA, foi assinada uma carta de intenções que oficializa a entrada da IWCA no Brasil. Eleita por unanimidade, Josiane Macieira Cotrim será a presidente da IWCA no Brasil.

Em novembro, um segundo encontro: nos dias 25 e 26 de novembro, aconteceu, em Belo Horizonte, a 1ª reunião de Trabalho do Comitê Organizador da IWCA Brasil. Prova do apoio da Coocafé às mulheres do café no Brasil, foi a participação, entre as 16 mulheres envolvidas na reunião, de Geralda Souza e Silva – esposa do cooperado da Coocafé José da Silva Oliveira -, que também esteve presente no Espaço Café Brasil.



   

Durante a reunião, foram estabelecidos missão e objetivos da IWCA Brasil e eleita a diretoria para os próximos dois anos. 

Diretoria:

Presidente: Josiane Cotrim Macieira – Produtora (Minas Gerais)


Vice-presidente: Débora Fortini – Import/Export (Minas Gerais)

1ª Vice-presidente: Brígida Salgado – Produtora de Café Orgânico Cooperbio (Bahia)

Secretária: Helga Andrade – Barista (Minas Gerais)

Vice-Secretária: Jackeline Uliana – Pronova Coop (Espírito Santo)

Tesoureira: Daniela Pelosini – Produtora (São Paulo)

Vice-tesoureira: Carmen Lucia Chaves de Brito – Produtora (Minas Gerais)

Vogais:

1) Carmen Silvia de Ávila da Costa – Produtora (São Paulo) – Projetos

2) Geralda Souza e Silva – Produtora (Minas Gerais) – Membros

3) Ilana Bastos  Indústria – Café Helena (São Paulo) – Relações internacionais

4) Margareth Pederneiras – Publicity (Rio de Janeiro) – Treinamento

5) Marisa Contreras – Produtora (Minas Gerais)  -Marketing

6) Paula Dulgheroff – Barista (Minas Gerais) – Eventos

Sobre a IWCA. A Aliança Internacional das Mulheres do Café surgiu da visão de um grupo americano de profissionais ligado à indústria de cafés especiais, que planejaram, em 2003, uma viagem de 18 mulheres para conhecerem a Nicarágua e a Costa Rica.  O objetivo era proporcionar um melhor entendimento dos desafios enfrentados pelas mulheres nos países produtores, criando, ao mesmo tempo, uma maior ligação entre as mulheres de todos os segmentos à indústria do café.

Hoje, a IWCA é uma organização sem fins lucrativos, com 11 membros na junta diretiva, sete comitês e quatro capítulos internacionais. Atualmente, existem representações da IWCA na Nicarágua, Costa Rica, El Salvador e países produtores da África, onde a participação feminina é expressiva. Além do Brasil, a estratégia de expansão da IWCA inclui a iniciativa de criação de um capítulo na Colômbia. Dentre os países consumidores, existem representações nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão. 

Anualmente, é realizado um café da manhã da IWCA, na conferência internacional da Specialty Coffee Association of America (SCAA), reunindo mulheres de diversos países para debaterem os desafios e expectativas para o setor e apresentar iniciativas de sucesso.


Com informações da Revista Espresso, adaptadas pela Comunicação Coocafé.

Notícias relacionadas

5.06
Feira de Negócios da Coocafé e Coocafest 2024
15.04
Encontro de Mulheres Cooperativistas
27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!

Download feito com sucesso!