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A SIC, Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, é um dos maiores eventos mundiais na cadeia produtiva do café. Entre os dias 20 e 22 de novembro, profissionais e apaixonados por café, de várias partes do Brasil e exterior, estiveram na área de eventos do Expominas. Com o objetivo de favorecer o acesso a mercados, conhecimento e negócios, a SIC 2024 teve como tema central: “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”. Pela primeira vez, a Coocafé participou como expositora. Uma oportunidade de somar conexões, divulgar o trabalho da cooperativa e reforçar o compromisso com o avanço de um ciclo sustentável de produção nas regiões das Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo.
No estande ‘C48’, centenas de visitantes puderam conhecer mais sobre o trabalho da cooperativa, que conta com quase 11.000 cooperados, e as vantagens do cooperativismo para os produtores de café, especialmente, para os que trabalham na agricultura familiar. “O cooperativismo tem se tornado a alternativa mais viável para que economicamente o produtor possa vencer os seus desafios. Em conjunto, podemos trazemos soluções adequadas as necessidades dos produtores. O produtor, sozinho, tem mais dificuldades, e ao se juntar com um grande volume de cooperados, ele soma forças e tem maior acesso ao conhecimento sobre novas tecnologias”, destacou Fernando Cerqueira, Diretor-Presidente da Coocafé.
Quem visitou o estande da cooperativa também ganhou brindes e acompanhou sessões de cupping, aprendendo mais sobre sabor, aroma e qualidade de cafés. O café especial levado para a SIC tinha notas de caramelo, melaço, chocolate e maracujá. Luciano Fonseca, Superintendente Administrativo-Financeiro da cooperativa, acredita que a experiência de ter um estande próprio no evento trouxe a oportunidade de ampliar negócios. “Com muita satisfação tivemos uma boa receptividade do nome Coocafé por muita gente do mercado interno e do mercado externo. São boas expectativas de negócios ainda para essa safra e para a safra que vem. Eu creio que plantamos uma semente muita positiva para que nossos produtores colham isso com a gente, revertendo em bons negócios”, concluiu Fonseca.