Home/Notícias
Nos dias 15 e 16 de outubro, a cidade de Bogotá, capital da Colômbia, recebeu a 4ª Convenção Internacional “Café & Negócios, superando barreiras”. Realizado no Centro Internacional de Negócios e Exposições Corferias, durante a ExpoEspeciales Café, o evento foi voltado para a promoção de cafés especiais. Trata-se do mais importante na América Latina e no Caribe, por isso atrai muitos produtores de café, associações, comerciantes, ONGs, distribuidores, empresas, acadêmicos, baristas e entusiastas do café.
A IWCA é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como objetivo capacitar as mulheres nas comunidades produtoras de café, para alcançar vidas significativas e sustentáveis. Ao mesmo tempo, a ONG desempenha um papel vital para defender e organizar o papel das mulheres no café em suas comunidades.
Nesta edição da Convenção, a Coocafé esteve representada pela analista ambiental da Coocafé e vice Presidente da IWCA Brasil, Cíntia Matos, que apresentou os capítulos brasileiros em toda cadeia da cafeicultura, “do grão à xícara”, destacando principalmente o trabalho do cooperativismo na gestão da agricultura familiar. Ela ainda mostrou aos 16 países participantes que o Brasil é formado em sua maioria por pequenos produtores. Percebeu-se a admiração dos participantes quanto ao grande número de pequenos produtores existentes no Brasil.
A programação foi repleta de palestras voltadas para a comercialização de café, reuniões com instituições que fomentam o empoderamento de mulheres empreendedoras, destacando a organização International Trade Centre – ITC, que por sua vez, promoveu em setembro deste ano o encontro com mulheres empreendedoras em São Paulo.
A analista ambiental Cíntia Matos destacou a importância da participação no evento, e pontua que “a mulher está cada vez mais envolvida na gestão da cafeicultura não somente no Brasil mas em todos os países produtores e consumidores, e que ainda envolve toda a família no processo”.
O encontro é realizado a cada dois anos em países distintos. Segundo a diretoria da IWCA existem grandes possibilidades de ser realizado no Brasil para o ano de 2018.