COOPERADO

Home/Notícias

Cooperado em Destaque – Preservação do meio ambiente através da conscientização e do cooperativismo

 

 

Pode-se dizer queo armazenamento de embalagens vazias de agroquímicos é uma daquelas coisas que no início pode parecer uma dificuldade e talvez empecilho para o produtor rural, mas com muita conscientização é possível reverter o quadro.

Com o objetivo de adequar a legislação, diminuir os riscos de acidentes e garantir a sustentabilidade ambiental, a Coocafé vem trabalhando constantemente na prevenção e adequação dos locais utilizados pelos cooperados para armazenamento de defensivos agrícolas.

Através das consultorias técnicas contínuas, os cooperados recebem todas as orientações necessárias para estarem cada vez mais organizados. Desde o local adequado – afastado 30 metros da residência e de cursos de água, que o local seja fechado e devidamente identificado, onde crianças não tenham acesso.

Respeitando as orientações, os cooperados trabalham ainda alinhados às certificações e em prol da qualidade de vida. Os resultados destes trabalhos de orientação dos técnicos da Coocafé podem ser percebidos de diversas formas. São inúmeros casos de sucesso, em toda a região. Um deles é o cooperado Olívio do Nascimento Braun, cuja propriedade está no Alto São Luiz (Conceição de Ipanema/MG).

Olívio, que é cooperado Coocafé desde 1994, sempre se preocupou com a qualidade de vida de sua família. Ele lembra que em um passado distante, tinha uma casa velha, onde guardava no banheiro os agrotóxicos, para não tê-los perto dos filhos, da esposa e dele próprio. Em 2011 o consultor técnico Tiago Sanglard começou a atendê-lo. O consultor técnico ressalta que todas as orientações que são passadas ao cooperado, ele segue à risca.E a partir do trabalho desenvolvido junto à Coocafé, de conscientização, percebeu que precisava de um local separado. Foi quando desmanchou a casa velha e fez um novo cômodo para o armazenamento adequado, tornando-se exemplo para os outros cooperados e produtores de sua região.OlívioBraun e sua família são hoje exemplos de cooperativistas. Ele é membro do Conselho Consultivo Coocafé, é certificado pelo Certifica Minas, tendo também já sido visitadopela certificação Fairtrade. Há alguns anos, a família Braun foi destaque em um documentário internacional sobre cafeicultura e agricultura familiar.

 

SAM_2254 SAM_2259

Notícias relacionadas

5.06
Feira de Negócios da Coocafé e Coocafest 2024
15.04
Encontro de Mulheres Cooperativistas
27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!

Download feito com sucesso!