COOPERADO

Home/Notícias

Cooperado em Destaque – Preservação do meio ambiente através da conscientização e do cooperativismo

 

 

Pode-se dizer queo armazenamento de embalagens vazias de agroquímicos é uma daquelas coisas que no início pode parecer uma dificuldade e talvez empecilho para o produtor rural, mas com muita conscientização é possível reverter o quadro.

Com o objetivo de adequar a legislação, diminuir os riscos de acidentes e garantir a sustentabilidade ambiental, a Coocafé vem trabalhando constantemente na prevenção e adequação dos locais utilizados pelos cooperados para armazenamento de defensivos agrícolas.

Através das consultorias técnicas contínuas, os cooperados recebem todas as orientações necessárias para estarem cada vez mais organizados. Desde o local adequado – afastado 30 metros da residência e de cursos de água, que o local seja fechado e devidamente identificado, onde crianças não tenham acesso.

Respeitando as orientações, os cooperados trabalham ainda alinhados às certificações e em prol da qualidade de vida. Os resultados destes trabalhos de orientação dos técnicos da Coocafé podem ser percebidos de diversas formas. São inúmeros casos de sucesso, em toda a região. Um deles é o cooperado Olívio do Nascimento Braun, cuja propriedade está no Alto São Luiz (Conceição de Ipanema/MG).

Olívio, que é cooperado Coocafé desde 1994, sempre se preocupou com a qualidade de vida de sua família. Ele lembra que em um passado distante, tinha uma casa velha, onde guardava no banheiro os agrotóxicos, para não tê-los perto dos filhos, da esposa e dele próprio. Em 2011 o consultor técnico Tiago Sanglard começou a atendê-lo. O consultor técnico ressalta que todas as orientações que são passadas ao cooperado, ele segue à risca.E a partir do trabalho desenvolvido junto à Coocafé, de conscientização, percebeu que precisava de um local separado. Foi quando desmanchou a casa velha e fez um novo cômodo para o armazenamento adequado, tornando-se exemplo para os outros cooperados e produtores de sua região.OlívioBraun e sua família são hoje exemplos de cooperativistas. Ele é membro do Conselho Consultivo Coocafé, é certificado pelo Certifica Minas, tendo também já sido visitadopela certificação Fairtrade. Há alguns anos, a família Braun foi destaque em um documentário internacional sobre cafeicultura e agricultura familiar.

 

SAM_2254 SAM_2259

Notícias relacionadas

30.12
PodCast Conexão Coocafé: Dirigentes analisam cenários e fazem balanço de 2024
9.12
Diversão e premiação no encerramento do Projeto Escola no Campo 2024
2.12
17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba
26.11
Coocafé participa como expositora na Semana Internacional do Café

Download feito com sucesso!

Abrir bate-papo
Olá.
Como podemos te ajudar?