Home/Notícias
Toda cooperativa é democrática por natureza. A Coocafé não é diferente. Todos os anos, geralmente no mês de março, a cooperativa realiza a sua Assembleia Geral Ordinária, onde são definidos de forma participativa, pelos próprios associados, os próximos passos.
Nesse terceiro episódio da série Cooperativismo na Prática, o especialista em Gestão de Cooperativas e responsável pelos desenvolvimento do Movimento SomosCoop na região de atuação da Coocafé, Ailton Ribeiro explica o segundo princípio do cooperativismo: Gestão Democrática, e como a Coocafé coloca em prática.
Confira o podcast na íntegra:
“Qual é o órgão soberano de uma cooperativa? Muitas pessoas pensam que é a diretoria, um diretor, ou até mesmo o conselho administrativo, e não é. O órgão soberano de qualquer cooperativa é a Assembleia Geral Ordinária.”
“A Coocafé trabalha esse princípio de forma natural. Só para se ter uma ideia, a cooperativa realiza cerca de 13 pré-assembleias por ano, com o objetivo de contribuir com o que vai ser apresentado na assembleia.”