Nas últimas semanas foram realizadas as indicações e eleições para formação da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, para o ano de 2018. Foram eleitos pela matriz as colaboradoras Hélia Monarini e Daniella Vieira e o colaborador Dieisson Pereira como membros efetivos e completando a comissão se juntam aos eleitos, três membros suplentes e um representante de cada unidade.
Durante todo o ano de 2018 serão realizadas reuniões mensais para levantamento e soluções de demandas para melhorias na cooperativa. Estabelecido o calendário para o ano, os Cipeiros, como são chamados, já se organizam para trabalharem em prol de seus colegas de trabalho, visando a qualidade de vida de cada colaborador.
Na última semana, foi realizado também um treinamento para inteirar os colaboradores a respeito das normas, instruções e rotinas sobre segurança e saúde no trabalho, competências e diretrizes. O curso foi aplicado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Marcelo Souza, e pela Analista de Desenvolvimento Humano da Coocafé e Técnico em Segurança do Trabalho, Thamara Hoth. O curso ocorreu nas dependências do Armazém Areado, em Lajinha/MG.
Saiba mais:
A CIPA tem como objetivo desenvolver atividades voltadas para a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, e a promoção da qualidade de vida os trabalhadores.
Conceitos da CIPA:
Comissão – Grupo de pessoas formado por representantes do empregador e empregado, com objetivo de prevenção de acidentes e doenças do trabalho;
Interna – Seu campo de atuação está restrito à própria empresa;
Prevenção – Antecipar-se a situações de riscos quando nos deparamos com elas, dando exemplos de pró-atividade e trabalho correto;
Acidentes – Qualquer ocorrência inesperada que interfere no andamento normal do trabalho causando danos materiais, perda de tempo ou lesão ao trabalhados.
Constituição:
Toda empresa pública ou privada deverá constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento com o objetivo de assegurar aos trabalhadores um ambiente saudável.