COOPERADO

Home/Notícias

Entidades se unem em prol da cafeicultura

Cooperativas, federações, prefeituras, autoridades e demais instituições estão cada vez mais unidas em prol de um único objetivo: garantir a sustentabilidade da cafeicultura. A forte queda no preço do café tem preocupado não só o setor do agronegócio, mas a economia em geral, pois a cafeicultura é responsável por grande parte do desenvolvimento econômico e social do país, sobretudo das regiões de atuação da Coocafé.

As ações para reverter esse quadro têm sido intensificadas. Diversas reuniões, elaboração de documentos, estudos e reivindicações ocorreram com grande frequência nas últimas semanas. A Coocafé, como uma cooperativa representante de uma região dependente da cafeicultura, vem participando desse movimento.

foto

Os resultados começam a surgir. Recentemente, o ministro anunciou a renegociação de dívidas de produtores de café. Porém, as lideranças do setor mantêm outras reivindicações. O diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, tem participado de debates sobre esta situação e ajudado nas reivindicações.

No último dia 02/12, por exemplo, ocorreu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para tratar desse assunto. Além do presidente da Coocafé, deputados, representantes de sindicatos e de outras cooperativas se fizeram presentes. Na ocasião, Fernando Cerqueira admitiu que a prorrogação do prazo da dívida é importante, mas não resolve o problema. Ele defendeu uma atenção especial às regiões produtoras montanhosas e sugeriu a formação de um grupo de estudos, junto com a Universidade Federal de Viçosa, visando melhorar a qualidade da cafeicultura de montanha. Foi deliberado nesta reunião também, que os Parlamentares da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e os cafeicultores do Estado vão solicitar uma audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff, pois estão preocupados principalmente com o Pacto do Café, documento formulado por entidades do setor, divulgado mês passado. A conclusão parcial é que o cafeicultor tem sido prejudicado, tendo que vender sua saca de café com o valor abaixo dos custos de produção. Porém, com força da união de todos será possível superar esse momento e reverter esse quadro.

Notícias relacionadas

30.12
PodCast Conexão Coocafé: Dirigentes analisam cenários e fazem balanço de 2024
9.12
Diversão e premiação no encerramento do Projeto Escola no Campo 2024
2.12
17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba
26.11
Coocafé participa como expositora na Semana Internacional do Café

Download feito com sucesso!

Abrir bate-papo
Olá.
Como podemos te ajudar?