COOPERADO

Home/Notícias

Projeto Marketing na Ponta Coocafé é lançado para aprimorar e impulsionar ações da cooperativa

 

O americano e maior especialista em Marketing, Philip Kotler tem uma frase que norteia o novo projeto da Coocafé: “Já não basta satisfazer os clientes, é preciso encantá-los”. Com essa premissa, a cooperativa desenvolveu um projeto que promete revolucionar as ações que tem como foco principal o cliente, seja ele interno ou externo. A abrangência atingirá colaboradores, cooperados, parceiros e comunidade. Com o sugestivo nome de “Marketing na Ponta”, o objetivo é aproximar ainda mais as ações de Comunicação&Marketintg das equipes que trabalham diretamente no atendimento aos cooperados e clientes. Com ferramentas formais e através de reuniões periódicas serão levantadas informações e obtidos feedbacks da equipe envolvida no projeto. Isso permitirá o desenvolvimento de estratégias ainda mais efetivas para aperfeiçoar o atendimento e não apenas satisfazer, mas encantar nossos clientes.

A equipe de Comunicação e Marketing da Coocafé sempre se pautou em ter um diálogo aberto com os públicos da cooperativa. Atualmente, a Coocafé conta com 14 plataformas de comunicação próprias, tanto off line (jornais, outdoors, programa de rádio e outros) quanto on line (site e mídias sociais), e tanto essas plataformas quanto as redes de contato sempre estiveram disponíveis para receber feedbacks e ouvir as partes interessadas. Todos os retornos são recebidos de forma positiva, o que possibilita o impulsionamento e o desenvolvimento de ações que cheguem à ponta, com o intuito de promover campanhas comerciais e institucionais, fortalecendo ainda mais a marca Coocafé. E agora, com esse projeto Marketing na Ponta, será possível ampliar ainda mais esse leque de feedbacks constantes, com maior agilidade na tomada de decisões e implementação das ações.

Para que o projeto obtenha o sucesso esperado, foi realizado incialmente um trabalho de identificação dos perfis, em parceria com o Desenvolvimento Humano e aval dos gestores, buscando pessoas comunicativas e participativas, dos mais variados setores e localidades. E agora, com o time formado, o projeto conta 16 pessoas, além da equipe de Comunicação e Marketing, responsável pela coordenação dessas reuniões e ações. No grupo, a diversidade de idade, gênero e experiência torna ainda mais interessante à forma como decorrerá as ações, afinal são décadas, pensamentos e ideias diferentes em busca de um bem comum.

Quebrando as paredes e alcançando quilômetros de distância em um só momento, a reunião de Kickoff, que ocorreu no dia 26 de março, em formato virtual, foi realizada para apresentar o projeto a todos que estarão envolvidos direta e indiretamente. O gerente de Marketing, Luiz Gustavo Leite Souza, abordou quanto a temática do projeto, a evolução do Marketing e como se dá as implementações de ações conjuntas da equipe de Comunicação&MKT da Coocafé e dos membros que estão em contato direto com cliente diariamente, tornando ainda mais esclarecedor o objetivo da proposta; afinal, o Marketing em sua essência é desenvolvido por todos. A colaboradora e integrante do Marketing na Ponta Letícia Neves ressaltou quanto à importância da reunião de lançamento e do próprio projeto: “Em meio a inovação que se faz necessária nessa pandemia, o projeto Marketing na Ponta veio com objetivo de estreitar o relacionamento entre cooperativa e cooperado. Com auxílio da equipe de "ponta", a Coocafé visa distribuir de forma eficiente as informações relevantes para nossos associados e colaboradores”. Além dos integrantes e da equipe de marketing, estiveram presentes no primeiro encontro os apoiadores do projeto: Diretoria, Superintendências, Gerentes Comerciais, Suprimentos e de Captação de Café. O diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, também participou do lançamento e falou quanto à importância do Marketing e do engajamento de todos. Os demais participantes falaram sobre como as ações impactam em suas respectivas áreas. 

Há uma agenda pré-estabelecida, com reuniões mensais entre todos os membros do projeto, para apresentação de ações e recebimento de feedbacks e ideias. Além dessas reuniões, o grupo mantém contato constante por meios digitais, pesquisas e telefone.  

Já durante a reunião de lançamento, foram realizadas pesquisas e passados alguns direcionamentos, e a equipe já está movimentando as lojas e colocando em prática os ensinamentos compartilhados.

A cooperativa comprova a eficiência da gestão comprometida com o desenvolvimento regional e toda a cadeia em que está inserida ao dar voz e oportunidades para a equipe, que é o meio desse elo entre o cooperativismo, o agro e quem acorda todos os dias para fazer essa engrenagem funcionar: os cooperados.

Notícias relacionadas

30.12
PodCast Conexão Coocafé: Dirigentes analisam cenários e fazem balanço de 2024
9.12
Diversão e premiação no encerramento do Projeto Escola no Campo 2024
2.12
17º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba
26.11
Coocafé participa como expositora na Semana Internacional do Café

Download feito com sucesso!

Abrir bate-papo
Olá.
Como podemos te ajudar?