COOPERADO

Home/Notícias

Série Coocafé “De olho na lavoura” reforça a importância da nutrição pós-florada

De acordo com o calendário técnico do café, os meses de setembro a dezembro são marcados pela florada do cafeeiro. A fase mais bonita do processo onde os cafezais ficam repletos de flores brancas, o que indica o potencial produtivo da lavoura. Como em todas as etapas, essa requer cuidados e atenção e para isso, o engenheiro agrônomo da Coocafé, Vinicius Fassarela aborda na série “De olho na lavoura” a importância da nutrição pós-florada.

“Tão importante quanto a proteção da florada contra fungos e bactérias, a nutrição aliada a essa pulverização garante uma melhor produtividade”.

Para essa fase, é importante todos os nutrientes estarem equilibrados, mas reforçamos a utilização do cálcio, boro e até o magnésio, que muitos acham que é só pra fase de maturação e granação, mas que tem papel importante na translação de sacarose dentro da planta.

O consultor técnico Adriano Camilo compartilha também uma dica para acompanhar o crescimento dos ramos: “Nós compartilhamos com os produtores a dica de amarrar uma fitinha na ponta do galho para acompanhar o crescimento dos ramos. Isso aponta o potencial de produção da planta para a safra 23/24. Todo o trabalho que é feito nesse período, de adubação do solo, proteção contra ferrugem via solo, pulverizações foliares e até adubação de micronutrientes via solo é importante para garantir a produtividade e o crescimento de ramos para a safra vindoura. Contribui também para que não haja tanta oscilação de produção entre um ano e outro”.

Para mais informações, a equipe técnica da cooperativa está à disposição.

Nessa playlist da série há também outras orientações: https://bit.ly/3eG95yv

Notícias relacionadas

21.02
12 de março tem Pré-assembleia
17.01
Desenvolvimento sustentável: Coocafé segue na cooperação em 2024
29.12
Retrospectiva: gratidão por um ciclo vitorioso
21.12
A força do cooperativismo mineiro

Download feito com sucesso!