COOPERADO

Home/Notícias

Trabalho da Coocafé transforma vida de família, que hoje se destaca internacionalmente

A Unidade Comercial mais jovem da Coocafé foi inaugurada em fevereiro de 2015, em Brejetuba. No entanto, a cooperativa já atua na região há bastante tempo, possuindo centenas de cooperados, que já recebiam toda a prestação de serviços da Coocafé.  E é de Brejetuba o Cooperado em Destaque de março.

cooperado em destaque materia 13-03-15 - 01

Tharles Willian Dias é filho de José Pedro Dias. A família trabalha unida desde 1979, por coincidência o ano em que a Coocafé nasceu. O início não foi nada fácil, pois Tharles e seus irmãos ainda pequenos presenciaram várias crises no café.

Em um breve bate papo, eles contam que passaram por muitas dificuldades, pois a lavoura não produzia o suficiente, e o pouco que conseguiam era apenas para comprar comida e roupa para as crianças. Lembram-se ainda de quando conseguiram, em meio às dificuldades, calcarizar a lavoura e aduba-la. E no ano seguinte, a mesma, que não produzia nada, lhes rendeu 103 sacas de café. A partir deste café conseguiram melhorar um pouco a situação e desde então não pararam mais, apesar de outras crises que apareciam. Eles aprenderam a sempre dar a volta por cima.

cooperado em destaque materia 13-03-15 - 02

Em 2009, o Sr. José Pedro associou-se à Coocafé. Ele nos revelou o quanto a Coocafé o tem ajudado nessa caminhada. Seu filho Tharles lembra que, antes de serem cooperados, produziam em um ano 300 sacas de café, e no outro ano apenas 60 sacas.  Com essa oscilação, eles ficavam inseguros.  Com o trabalho da Coocafé, vieram as consultorias técnicas e os devidos acompanhamentos. Esta atuação proporcionou consideráveis ganhos. Hoje, eles produzem 500 sacas por ano, e já chegaram a um pico de 750 sacas anuais. Tudo isso no mesmo espaço de sempre: 15 hectares de lavoura.

cooperado em destaque materia 13-03-15 - 03

A família Dias é muito unida e tem sido exemplo para toda a comunidade, sobretudo pelos cafés de qualidade que eles produzem. Tharles e seu pai, José Dias, participam dos vários projetos que a Coocafé proporciona. Eles contam que, através destes projetos, já aprenderam a calcular os custos da propriedade, conseguiram fazer boas compras nas Feiras de Negócios. Eles estão inseridos também no programa Nucoffee, da Syngenta, em parceria com a Coocafé na região. Hoje, a família é exemplo não só para a região, mas também para todo o Brasil. Tanto que recentemente, Tharles participou através da Syngenta de um evento de amplitude internacional, a Food Park. Ele foi destaque em canais de TV e teve contato com produtores e com multinacionais da cadeia do café. Nesta oportunidade, ele aprendeu muito: “Antes de pensar em preço o mais importante é saber que está trabalhando dentro da linha. Produzir sem agredir é não gastar mais”, ressalta o filho do Sr. José Dias, acompanhado do consultor técnico, Eledson de Souza Faria (Coocafé Ibatiba), dos supervisores comerciais Marcelo Rodney (Coocafé Ibatiba) e Julio Teixeira (Coocafé Brejetuba), e da Engenheira Agrônoma Isabel Cristina Dias (Syngenta / Coocafé)

.cooperado em destaque materia 13-03-15 - 04

Tharles finaliza a conversa explanando sua visão para o futuro: “De imediato já ganhamos, mas a gente faz pensando no que virá daqui alguns anos. Pensamos sempre em conquistar o melhor”. E se depender da família Dias, estas conquistas virão com muita sustentabilidade.

cooperado em destaque materia 13-03-15 - 05

Notícias relacionadas

5.06
Feira de Negócios da Coocafé e Coocafest 2024
15.04
Encontro de Mulheres Cooperativistas
27.03
Coocafé faz assembleia ‘Carbono Neutro’ em armazém da cooperativa
8.03
Cooperado, sua participação na Assembleia Geral Ordinária é muito importante!

Download feito com sucesso!