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Expandir os horizontes da cooperativa, tanto com relação a novas conexões e parcerias, quanto com relação a novos negócios, sempre foi uma questão muito importante para a Coocafé. E no último domingo, nós demos mais um importante passo nessa direção com o Trip to Origin. A ação que foi uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Apex e a Região das Matas de Minas, aconteceu na cidade de Lajinha/MG, no último dia 13/11, e permitiu aos potenciais parceiros internacionais, que conhecessem a estrutura da cooperativa e entendessem um pouco mais sobre seu funcionamento.
O diretor presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, conduziu uma breve apresentação acerca do que é a Cooperativa, seus princípios e práticas e sobre a relação entre Coocafé seus cooperados, colaboradores e a comunidade. Após a apresentação foi aberto um espaço para perguntas, onde os compradores puderam tirar suas dúvidas e entender mais e melhor sobre o café.
Na sequência foi feito um cupping, onde os compradores conheceram, experimentaram e avaliaram 17 tipos diferentes de cafés produzidos na região (Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo.).
Em seguida foi feita uma visita ao armazém geral de Lajinha, onde os visitantes viram como é feito o armazenamento e um pouco mais sobre todo o processo que o café passa até ser vendido.
“E hoje aqui, na Coocafé, tivemos uma impressão muito boa e acredito que os compradores da mesma forma, a apresentação foi muito clara sobre o propósito da cooperativa, a forma de atuação e isso é importante para que eles consigam compreender de fato esse desenvolvimento coletivo que a região atua, é importante pra promover os produtores e consequentemente gerar negócios.” , diz Jean Costa, Analista do Sebrae para a região de Manhuaçu.
O saldo para ambos os lados foi extremamente positivo, a troca de experiências e conhecimento foi de grande valor para cooperativa, e teve igual impacto para todas as partes envolvidas.
“minhas primeiras impressões são ótimas, eu estou muito impressionado com o trabalho que os produtores estão fazendo em termos de sustentabilidade e de café de muitíssima qualidade”, disse François Justet, Comprador internacional e organizador do Trip to Origin após o dia de evento.
“Esta está sendo uma ótima oportunidade para começar o que pode vir a ser uma relação duradoura.” Completa François.
Confira as entrevistas na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=hn_CqEMJjXg