Home/Notícias
Desde 2007, a Coocafé realiza o “Concurso Coocafé Qualidade Regional”, para valorizar o café dos seus produtores. As quatro primeiras edições do evento (2007, 2008, 2009 e 2010) foram sucesso. Ao todo, centenas de inscrições, cerca de R$ 150.000 distribuídos em prêmios, e muita repercussão – interna e externa.
De acordo com os Laboratórios de Análise Física e Degustativa da Cooperativa, das 435.000 sacas que entraram nos Armazéns da Coocafé até o dia 18 de agosto de 2011, 87% é padrão de bebida, ou seja, de excelente qualidade. Por isso, em 2011, a Coocafé quer inovar ainda mais, realizando, de forma especial, a 5ª e, até o momento, maior edição do “Concurso Coocafé Qualidade Regional“.
As inscrições podem ser feitas nas unidades comerciais da Coocafé em Lajinha/MG, Durandé/MG, Mutum/MG, Iúna/ES, Ibatiba/ES, Irupi/ES ou no posto de atendimento em Imbiruçu/MG, até o dia 15 de setembro.
Os inscritos poderão concorrem em duas categorias: café cereja descascado e café natural. Como nas edições anteriores, a comissão julgadora vai selecionar dez finalistas em cada categoria para serem premiados na festa de encerramento do concurso, em outubro.
Nesta edição, a Coocafé conta com o apoio de grandes parceiros: Sicoob Credicaf, Heringer, Syngenta, Terra Forte, Stoller, Neo Plastic, Husqvarna, CCM, Gehaka e Shindaiwa.
Confira abaixo o regulamento completo do 5º Concurso Coocafé Qualidade Regional:
1 – O Concurso Coocafé Qualidade Regional foi criado para premiar os cooperados que produzem café arábica de alta qualidade.
2 – Poderão participar do concurso todos os produtores de café arábica, cooperados da Coocafé, que estejam em dia com suas obrigações.
3 – Qualquer pessoa envolvida no processo de elaboração do Concurso não poderá participar.
CAFÉS APTOS A PARTICIPAREM DO CONCURSO
4 – Cafés da espécie coffea arábica, cereja descascado ou natural.
4.1 – Amostras de cafés da safra 2011/2012.
4.2 – As amostras que forem selecionadas deverão estar beneficiadas e classificadas como tipo 2/3 de acordo com a Tabela de Classificação Oficial Brasileira, com até 26 defeitos, peneiras 15 acima, com tolerância de 5% de vazamento da P-15, apresentar cor verde uniforme e até 12% de umidade (determinada de acordo com o medidor de umidade da Coocafé), e estar ensacado em sacaria de primeira viagem.
5 – As inscrições para o concurso deverão ser feitas no período de 1° de agosto à 15 de setembro de 2011 nas Unidades da Coocafé em Lajinha/MG, Durandé/MG, Mutum/MG, Imbiruçu (Mutum/MG), Iúna/ES, Ibatiba/ES e Irupi/ES.
5.1 – O lote inscrito no concurso deverá estar depositado nos armazéns da Coocafé.
5.2 – Os lotes de Café que forem selecionados entre os dez primeiros de cada categoria serão comercializados pela Coocafé, na data da premiação, ao preço de dez pontos abaixo da cotação de dezembro de 2011 da BM & F.
5.3 – Um mesmo produtor poderá participar com até dois lotes, mesmo que tenha mais de uma propriedade, desde que os lotes sejam distintos e devidamente identificados conforme as regras deste regulamento.
5.4 – As amostras de café inscritas no concurso deverão conter 2 Kg de café beneficiado, e os lotes nelas representados deverão ser de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 30 (trinta) sacas de café, sendo as mesmas apresentadas com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo cooperado.
DA COMISSÃO ORGANIZADORA
6 – A Comissão Organizadora será integrada por 3 (três) membros Coocafé. Esta comissão será responsável por toda a elaboração, organização, condução e encerramento do concurso. É de sua responsabilidade, ainda, a nomeação da Comissão Julgadora.
6.1 – A Coocafé não considerará válida qualquer tipo de conferência de prova e classificação de outros estabelecimentos.
6.2 – A Comissão Julgadora será integrada por 3 (três) membros especialistas na área de classificação e degustação de café, sendo 2 (dois) membros da Coocafé e 1 (um) membro externo e independente.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7 – A participação no 5° CONCURSO COOCAFÉ QUALIDADE REGIONAL será gratuita para todos os cooperados.
7.1 – Serão classificadas e divulgadas no dia 26 de Setembro de 2010, vinte amostras, sendo dez de Café Cereja Descascado e dez de Café Natural.
7.2 – As propriedades rurais dos lotes classificados serão visitadas pela Comissão Organizadora para serem avaliadas e poderão ser desclassificadas se detectado algum tipo de degradação ambiental (erosões, queimadas, nascentes e rios assoreados, uso de produtos proibidos pelo Fairtrade, não preservação de matas nativas e outras degradações que a Comissão julgar agressiva ao meio ambiente).
7.3 – Os nomes dos 10 (dez) primeiros colocados (cinco na Categoria Cereja Descascado e cinco na Categoria Natural) serão anunciados e premiados, em Cerimônia Oficial, no dia 15 de Outubro de 2011. O local da cerimônia será informado no convite que será enviado aos vinte classificados.